quarta-feira, 23 de junho de 2010

* INÍCIO DO PROJETO SOCIAL "OLHA QUE JÓIA!"



Projeto social “Olha que Jóia!”
(Todas as informações tecnicas sobre esse Projeto Social estão inceridos nos dois comentários dessa postagem)

Conheça mais a Raquel da Bouchardet Bijou
Criadora da arte que é a "cara" de MINAS GERAIS.

Lembro-me de quando tinha uns 7 ou 8 anos, minha mãe que era psicóloga da 1ª. Turma de Psicologia de Belo Horizonte, aprendeu a fazer fuxico para ensinar a um grupo de pessoas carentes, confeccionando uma colcha de fuxicos com os fuxicos de todos. E com isso, ela acabou ensinando à mim e ao meu irmão mais novo (tinha uns 6 anos na época). Naquele tempo, há uns quase 35 anos, ninguém na cidade grande conhecia ou valorizava o fuxico. Era uma coisa de pessoas da roça, de interiorzão! Lembro-me de quando ficávamos nós três juntos, na hora de dormir, fuxicando debaixo das cobertas, na cama da minha mãe.
Nesse mesmo ano, nós três fizemos uma viagem por todo o Nordeste do Brasil e por fim fomos à Ubatuba. Ubatuba era uma cidadezinha ao redor de uma praça central. Ficamos hospedados na casa-pousada de uma grande amiga da minha mãe, dona da Pousada Pedra Azul. Essa “tia” me ensinou a fazer pulseirinhas de macramé em palha e miçangas. Era muito lindo e me apaixonei! Eu fazia as pulseiras e corria com a criançada da rua para vendê-las na pracinha da cidade. E com o dinheiro, compravámos picolés! Cada pulseirinha vendida era um picolé! A nossa felicidade era tão grande que as pessoas que passavam por lá não resistiam e iam comprando todas as pulseirinhas. Ficavam admiradas de saber que aquelas pulseirinhas de macramé, tão bem feitas, eram confeccionadas por mim que não passava de uma “muleca” de pé descalço, no meio da criançada. Aquilo me marcou muito! Recebia muitos elogios e com isso minha confiança foi crescendo.
Ao longo dos anos percebi que tudo que era feito com as mãos eu levava jeito e acabava fazendo bem feito! Vi que eu precisava escolher uma profissão que usaria a habilidade das mãos. E escolhi ser terapeuta corporal. Trabalhava com massagens terapêuticas. Fiz milhões de cursos na área e exerci durante 16 anos essa profissão. Ao ter meus filhos, vi que precisava mudar meu estilo de vida. Sou o tipo de mãe que quer estar sempre junto dos filhos e fazendo tudo junto. Resultado: mudei de profissão.

Escolhi o artesanato para que eu tivesse tempo flexível de trabalho, não mais estando vinculada às horas marcadas com clientes. No começo, não sabia exatamente qual o tipo de artesanato eu faria. Iniciei com reciclagem, inventando muitas coisas novas e sendo chamada para fazer aulas expositivas em escolas públicas. Depois, com a minha terceira gravidez, fiquei confeccionando umas mini-bonequinhas que criei em tecido de algodão e cabelos de miçangas. Por fim, coloquei tudo nas mãos de Deus e pedi à Ele que me desse um trabalho novo que eu fosse gostar muito! Dentro de poucos dias, me veio uma forte inspiração de fazer bijuterias em biscuit, como nunca ninguém fez! Vi que desta vez eu iria me realizar plenamente!

Comecei a criar peças muito originais e exclusivas. E desenvolvi um estilo próprio. Não sou uma artesã que gosta de copiar o que vê. Não copio nem as minhas próprias peças! Cada peça que faço é única, não faço duas iguais. E isso garante um trabalho verdadeiramente personalizado e exclusivo ao cliente.

No início, repassava minhas peças para pessoas amigas venderem. Mas logo vi que eu era a que menos ganhava com isso. Daí fiquei sabendo do site Elo7 (um site para artesões)... e que achado!!
Montei a minha loja virtual e coloquei minhas peças no destaque. Fiquei impressionada com o número de visitantes diários!!! São em média 600 visitas por dia!!! Às vezes até mais!! Isso para mim é a solução! Pois minha vida gira em função dos meus filhos e não tenho contato diário com muitas pessoas.
Estou muito satisfeita e otimista com as previsões vindouras!
Estou produzindo e acrescentando muitos novos modelos exclusivos de colares à loja Bouchardet Bijou. Não deixe de passar em minha loja virtual e conhecê-los!  http://www.bouchardetbijou.elo7.com.br/
Um grande abraço! A paz!
Raquel Bouchardet.

2 comentários:

  1. Projeto social “Olha que Jóia!”

    Artesã: Raquel Castanheira Bouchardet
    (Bijuterias em biscuit)
    Projeto criado inicialmente para o Programa de Controle de Homicídios Fica vivo! (secretaria da defesa sivil). Entretanto, o Programa Fica Vivo! não conseguiu assumi-lo. Decidindo, eu, levá-lo à frente, mesmo sem o apoio do governo de Minas Gerais.
    .........................................................................................................................................
    1 – Área : Inclusão produtiva
    2 – Nome do projeto : “ Olha que Jóia ! ” ...(com duplo sentido)
    3 – Introdução
    Pretendo estimular a criatividade do jovem, incentivando a criação livre de peças personalizadas e únicas que se tornarão verdadeiras jóias do Artesanato Mineiro.
    Capacitando o aluno a ter uma fonte de renda lícita.
    4 – Objetinho
    O projeto “ Olha que Jóia “ pretende capacitar o jovem a desenvolver uma habilidade de criação e expressão.
    O objetivo é formar novos artesões para desenvolver essa técnica de artesanato criada por mim e que tem toda a essência do povo Mineiro. (Esse artesanato é a “cara” de Minas!).
    A idéia é capacitar o maior número de jovens que desenvolverão esse trabalho podendo, no futuro, ser criado uma cooperativa que comercializará os produtos de Minas Gerais para todos os lugares possíveis.
    5 – Justificativa
    O público alvo são os jovens que vivem nas áreas com maior índice de criminalidade e estão em situação de risco social.
    Percebo que esses jovens estão carentes de oportunidades, por isso ficam a mercê da situação do ambiente em que eles vivem. Que é o caso das 06 (seis) jovens que encontrei assentadas ociosas à beira da calçada, numa rua do aglomerado da Serra.
    Estavam ali sem perspectivas, quando ao passar por elas, senti vontade de voltar e abordá-las.
    Mostrei o colar, feito por mim, que eu usava e perguntei se elas gostariam de aprender a fazer esse tipo de bijuteria.
    De imediato e unanimemente elas se interessaram e se levantaram para me acompanhar até o Núcleo de Referência.
    Lá foi feito uma reunião para explicar como seria o projeto.
    Todas deram seus dados, interessadas, com seus nomes e telefones.
    Durante essa reunião, pude observar a situação de vida de duas delas.
    Uma está grávida de 03 (três) meses e a outra está atuante no tráfico de drogas, pois sua amiga disse baixinho: “Viu! Você tem que parar de vender drogas!!”

    ResponderExcluir
  2. 6 – Desenvolvimento
    O projeto “ Olha que jóia!” desenvolverá na vida do jovem um senso de cidadania, (de participante ativo na sociedade).
    Capacitará o jovem a exercer um ofício de custo barato e lucro interessante.
    Para exercer esse ofício não é necessário maquinário ou aquisições de materiais caros, tornando-o totalmente acessível ás condições de qualquer jovem investidor.
    O que será abordado no projeto “Olha que Jóia!” são técnicas de criação manual de peças únicas e personalizadas, e a montagem das bijuterias (confecção).
    Vale ressaltar que essa técnica foi criada e desenvolvida por mim, não havendo nenhum outro profissional conhecedor desse trabalho (bijuterias em biscuit).
    Procurei em sites de busca e em nenhum lugar do mundo foi encontrado trabalho semelhante.
    Coloco aqui, à disposição, o endereço do meu blog e a minha loja virtual, onde esta exposto grande parte do meu trabalho.
    Blog: http://www.bouchardetbijou.blogspot.com/

    Loja: http://www.bouchardetbijou.elo7.com.br/

    Também dou como referência e contato meu perfil no facebook : Raquel Bouchardet

    7 – Carga horária da atividade : 02 vezes por semana - Aulas com 02:30 horas de duração
    05 horas semanais
    8 – Número de participantes : Turma de +ou- 20 jovens.
    9 – Público alvo :
    O público alvo são jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes nas áreas com maior índice de criminalidade.
    10 – Local da atividade:
    O local da oficina do projeto “ Olha que Jóia! ” foi escolhido inicialmente para ser no salão de uma igreja evangélica do bairro Serra, de Belo Horizonte. Essa igreja se localiza ao “pé” do morro do aglomerado da Serra.
    Rua Alípio Goulart, 270 - Bairro: Serra - Cidade: Belo Horizonte - MG
    11 – Consumo (por mês) de material
    Material coletivo: Alicates de bijuterias; alfinetes para biju; miçangões para acabamento; argolas com correntes para chaveiros; gancho para base de brinco; creme específico para biscuit; verniz incolor.
    Material individual: Massa pronta de biscuit (1 kg por pessoa); tinta para tingir massa de biscuit ( 3 cores por pessoa); palitos de dente ( 1 caixa por pessoa); folha de Eva ( 1 folha por pessoa); rolo de fio encerado (1/2 rolo por pessoa).
    12 – Sinopse do projeto
    A finalidade do projeto “ Olha que Jóia! ” é gerar renda, cidadania, maior auto-estima, criar união dos integrantes no grupo da oficina, oferecer uma nova perspectiva de vida para os jovens, dando um ofício e levando-os a crer que eles teem valor, que eles “podem”! Que são capazes de vencer!
    Ao finalizar as confecções (das bijuterias), pode-se fazer uma feirinha, para que as jovens (como artistas) vejam suas obras sendo vendidas e valorizadas.
    E para que os produtos sejam vistos pela população, exposto ao público e dessa forma fazendo com que elas se sintam incentivadas.
    O lucro que o grupo obtiver com o trabalho de todos, será revertido em prol do interesse coletivo ( decidido por votação).
    Por exemplo: podemos decidir fazer um grande lanche, onde poderemos convidar amigas de fora do projeto para nos visitar.
    Outro exemplo: podemos decidir ajudar alguém do grupo que esteja passando por alguma necessidade maior. E etc...
    Pretendo que funcione como um grupo cooperativista.
    Raquel Bouchardet

    ResponderExcluir